quinta-feira, 20 de junho de 2013

historia da mac


294-a-trajetoria-da mac-01 Marilyn Monroe, Beth Ditto, Cindy Sherman, Ricky Martin, Lady Gaga, Pamela Anderson, Fergie, Iris Apfel e Carine Roitfeld já emprestaram a imagem a coleções especiais. As maletas dos maquiadores contam com pelo menos um de seus itens. É autoridade máxima nos backstages dos desfiles - apoia cerca de 850, nas principais semanas de moda em todo o mundo. Seu portfólio conquista desde beauty addicts até aquelas que consomem apenas um simples batom, em um dos seus 1,7 mil pontos de venda. Nada mal para a marca que começou no início dos anos 1980 produzindo batons numa prosaica cozinha para atender à necessidade de um fotógrafo maquiador e um cabeleireiro canadenses, que queriam produtos com melhor fixação, pigmentação e textura.

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1990: O batom Russian Red vira um hit graças a Madonna em sua turnê Blonde Ambition.
Até o começo da década de 1990, a MAC era privilégio dos profissionais dos pincéis. Bastou Madonna colorir os lábios com o batom Russian Red na turnê Blonde Ambition para que a marca caísse na boca das mulheres, que faziam fila nas lojas pelo produto. A febre da procura por seus batons, aliás, continua, com fãs incondicionais de tons que se tornaram clássicos - os vermelhos Ruby Woo e Russian Red (os avermelhados são os mais consumidos, com cerca de 1 milhão de vendas por ano!) e o cor de boca Hug Me. No Brasil, o fenômeno coube a Snob, um improvável tom entre rosa e lilás usado pela atriz Ísis Valverde na novela Caminho das Índias, em 2009. A demanda foi tanta que provocou o aumento da quantidade de unidades na fábrica em Toronto. "Cores como essas eram tabus para as brasileiras há dez anos", conta a senior artist Fabiana Gomes, que fez parte do primeiro time de artistas MAC no Brasil. Ela se recorda de clientes na loja procurando apenas por lápis de olhos, máscara, pó facial e batom cor de boca. "Em 2002, quando a marca chegou ao país, havia o medo de ousar e explorar novas cores, texturas e produtos. Itens como base, corretivo e primer eram quase desconhecidos, assim como o BB Cream, um fenômeno de vendas. Hoje, elas se permitem brincar e arriscar mais."

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2003: A MAC inicia o suporte aos backstages das semanas de moda nacionais.
Trend setter
Parte dessa evolução se deve à forte conexão da MAC com a moda e à mãozinha providencial dos profissionais quando as clientes se acomodam nas cadeiras de suas lojas. Essa tropa de elite é formada por 54 top maquiadores, inseridos em um contingente de 13 mil funcionários, capitaneados por Gordon Espinet, vice-presidente global de maquiagem artística e atuante na marca desde a época da fundação. Para fazer parte desse seleto time, não basta saber maquiar. "É preciso ter o combo postura moderna, descolada, e disposição para interpretar e adaptar o desejo da cliente, que entra na loja querendo um look igual ao da amiga ou ao da famosa. Para isso, a empresa investe em muito treinamento, mantém a equipe afiada com as tendências, propicia o desenvolvimento de uma base cultural e incentiva a criatividade", diz Fabiana. Tudo a ver com a filosofia da label de fundir elementos fashion, diversão e fantasia com inovação e originalidade.

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2011: Pela primeira vez, o Brasil é sede de um lançamento global: a coleção Semi-Precious, inspirada nas gemas brasileiras, é apresentada no Rio.
A marca também é pródiga em apoiar causas como a luta contra a aids. Seu principal projeto, Viva Glam, criado em 1994, já arrecadou, com a venda de batons da linha, 250 milhões de dólares, destinados a projetos e pesquisas da doença. Viva Cazuza, Gapa e Vhiver são as entidades brasileiras apoiadas pela campanha, representada a cada ano por um porta-voz que personifica a causa. Os mais recentes, Ricky Martin e NickiMinaj, juntam-se à trupe formada pela drag Ru Paul e por Lady Gaga, entre outras celebridades. Não é de estranhar, portanto, que o mantra da empresa seja "Todas as idades, todas as raças, todos os sexos". Esse lema pode estar na sua boca - o batom Hug Me, uma das primeiras cores da MAC e sucesso até hoje, teve inspiração justamente na ideia de abraçar e acolher a todos, não importando a idade, a raça e o sexo. Uma verdadeira democracia da beleza.

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2012: Ricky Martin e Nicki Minaj são os porta-vozes do ano para a campanha Viva Glam.
1984: Frank Toskan, maquiador e fotógrafo, e Frank Angelo, dono de um salão de cabeleireiros, fundam a MAC para atender às necessidades dos make up artists.
1990: O batom Russian Red vira um hit graças a Madonna em sua turnê Blonde Ambition.
1994: É lançado o projeto Viva Glam para apoiar as vítimas do vírus HIV. O primeiro porta-voz da campanha foi Ru Paul.
2001: A marca se torna patrocinadora oficial da Olympus Fashion Week, em Nova York.
2002: Inauguração da primeira loja no Brasil.Os produtos mais procurados eram lápis de olhos, pós faciais, batons e máscara.
2003: A MAC inicia o suporte aos backstages das semanas de moda nacionais.
2004: É aberta a primeira loja no Rio de Janeiro.
2009: A grande procura do batom Snob, usado na novela Caminho das Índias, resulta em um aumento de produção na fábrica da MAC,em Toronto.
2010: Novas lojas em Vitória, BH e Rio de Janeiro.
2011: Pela primeira vez, o Brasil é sede de um lançamento global: a coleção Semi-Precious, inspirada nas gemas brasileiras, é apresentada no Rio. A presença no SPFW e no Fashion Rio cresce com o apoio a 22 marcas.
2012: A MAC é inaugurada em Recife. Das 25 lojas atuais, pretende chegar, até 2015, a 50. A previsão da abertura da primeira loja MAC Pro no Brasil é para o primeiro semestre de 2013. Ricky Martin e Nicki Minaj são os porta-vozes do ano para a campanha Viva Glam. 


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