Marilyn Monroe,
Beth Ditto,
Cindy Sherman,
Ricky Martin,
Lady Gaga, Pamela Anderson,
Fergie,
Iris Apfel e
Carine Roitfeld
já emprestaram a imagem a coleções especiais. As maletas dos
maquiadores contam com pelo menos um de seus itens. É autoridade máxima
nos backstages dos desfiles - apoia cerca de 850, nas principais semanas
de moda em todo o mundo. Seu portfólio conquista desde beauty addicts
até aquelas que consomem apenas um simples batom, em um dos seus 1,7 mil
pontos de venda. Nada mal para a marca que começou no início dos anos
1980 produzindo batons numa prosaica cozinha para atender à necessidade
de um fotógrafo maquiador e um cabeleireiro canadenses, que queriam
produtos com melhor fixação, pigmentação e textura.
DIVULGAÇÃO / GETTY
1990: O batom Russian Red vira um hit graças a Madonna em sua turnê Blonde Ambition.
Até o começo da década de 1990, a
MAC era privilégio dos profissionais dos pincéis. Bastou
Madonna colorir os lábios com o batom
Russian Red na turnê
Blonde Ambition
para que a marca caísse na boca das mulheres, que faziam fila nas lojas
pelo produto. A febre da procura por seus batons, aliás, continua, com
fãs incondicionais de tons que se tornaram clássicos - os vermelhos
Ruby Woo e
Russian Red (os avermelhados são os mais consumidos, com cerca de 1 milhão de vendas por ano!) e o cor de boca
Hug Me. No Brasil, o fenômeno coube a
Snob, um improvável tom entre rosa e lilás usado pela atriz Ísis Valverde na novela
Caminho das Índias,
em 2009. A demanda foi tanta que provocou o aumento da quantidade de
unidades na fábrica em Toronto. "Cores como essas eram tabus para as
brasileiras há dez anos", conta a senior artist
Fabiana Gomes, que fez parte do primeiro time de artistas
MAC
no Brasil. Ela se recorda de clientes na loja procurando apenas por
lápis de olhos, máscara, pó facial e batom cor de boca. "Em 2002, quando
a marca chegou ao país, havia o medo de ousar e explorar novas cores,
texturas e produtos. Itens como base, corretivo e
primer eram quase desconhecidos, assim como o BB Cream, um fenômeno de vendas. Hoje, elas se permitem brincar e arriscar mais."
DIVULGAÇÃO
2003: A MAC inicia o suporte aos backstages das semanas de moda nacionais.
Trend setter
Parte dessa evolução se deve à forte conexão da MAC com a moda e à
mãozinha providencial dos profissionais quando as clientes se acomodam
nas cadeiras de suas lojas. Essa tropa de elite é formada por 54 top
maquiadores, inseridos em um contingente de 13 mil funcionários,
capitaneados por
Gordon Espinet,
vice-presidente global de maquiagem artística e atuante na marca desde a
época da fundação. Para fazer parte desse seleto time, não basta saber
maquiar. "É preciso ter o combo postura moderna, descolada, e disposição
para interpretar e adaptar o desejo da cliente, que entra na loja
querendo um look igual ao da amiga ou ao da famosa. Para isso, a empresa
investe em muito treinamento, mantém a equipe afiada com as tendências,
propicia o desenvolvimento de uma base cultural e incentiva a
criatividade", diz Fabiana. Tudo a ver com a filosofia da label de
fundir elementos fashion, diversão e fantasia com inovação e
originalidade.
DIVULGAÇÃO
2011: Pela primeira vez, o Brasil é sede de um lançamento global: a
coleção Semi-Precious, inspirada nas gemas brasileiras, é apresentada no
Rio.
A marca também é pródiga em apoiar causas como a luta contra a aids. Seu principal projeto,
Viva Glam,
criado em 1994, já arrecadou, com a venda de batons da linha, 250
milhões de dólares, destinados a projetos e pesquisas da doença. Viva
Cazuza, Gapa e Vhiver são as entidades brasileiras apoiadas pela
campanha, representada a cada ano por um porta-voz que personifica a
causa. Os mais recentes, Ricky Martin e NickiMinaj, juntam-se à trupe
formada pela drag Ru Paul e por Lady Gaga, entre outras celebridades.
Não é de estranhar, portanto, que o mantra da empresa seja "Todas as
idades, todas as raças, todos os sexos". Esse lema pode estar na sua
boca - o batom Hug Me, uma das primeiras cores da MAC e sucesso até
hoje, teve inspiração justamente na ideia de abraçar e acolher a todos,
não importando a idade, a raça e o sexo. Uma verdadeira democracia da
beleza.
DIVULGAÇÃO
2012: Ricky Martin e Nicki Minaj são os porta-vozes do ano para a campanha Viva Glam.
1984: Frank Toskan, maquiador e fotógrafo, e Frank
Angelo, dono de um salão de cabeleireiros, fundam a MAC para atender às
necessidades dos make up artists.
1990: O batom Russian Red vira um hit graças a Madonna em sua turnê
Blonde Ambition.
1994: É lançado o projeto Viva Glam para apoiar as vítimas do vírus HIV. O primeiro porta-voz da campanha foi Ru Paul.
2001: A marca se torna patrocinadora oficial da Olympus Fashion Week, em Nova York.
2002: Inauguração da primeira loja no Brasil.Os produtos mais procurados eram lápis de olhos, pós faciais, batons e máscara.
2003: A MAC inicia o suporte aos backstages das semanas de moda nacionais.
2004: É aberta a primeira loja no Rio de Janeiro.
2009: A grande procura do batom Snob, usado na novela
Caminho das Índias, resulta em um aumento de produção na fábrica da MAC,em Toronto.
2010: Novas lojas em Vitória, BH e Rio de Janeiro.
2011: Pela primeira vez, o Brasil é sede de um
lançamento global: a coleção Semi-Precious, inspirada nas gemas
brasileiras, é apresentada no Rio. A presença no
SPFW e no
Fashion Rio cresce com o apoio a 22 marcas.
2012: A MAC é inaugurada em Recife. Das 25 lojas
atuais, pretende chegar, até 2015, a 50. A previsão da abertura da
primeira loja MAC Pro no Brasil é para o primeiro semestre de 2013.
Ricky Martin e Nicki Minaj são os porta-vozes do ano para a campanha
Viva Glam.
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gabizinha